Até parece que o Conselho Nacional de Politica Energética (CNPE) terá mesmo um grupo de trabalho “para analisar tecnicamente e deliberar sobre a proposta de aumentar o teor de etanol anidro na gasolina gasolina de 27,5% para 30%”, conforme declarou o ministro Alexandre Silveira, do Ministério Minas e Energia (MME).

Está repetindo afirmação feita por ele mesmo em maio deste ano. Quando o CNPE, aliás – pressionado pela bancada ruralista – aprovou o aumento do teor do biodiesel de 10% para 12% apesar de todos os problemas provocados nos veículos e antes mesmo de qualquer estudo da ANP que avalizasse o novo percentual.

Como cabe ao CNPE (que pertence ao MME) estabelecer a composição dos combustíveis no país, é quem autoriza os percentuais de biodiesel no diesel, de etanol na gasolina, etc.

No caso da gasolina, o “texto enviado pelo governo diz que fixação de percentuais superiores ao limite atual (27%) depende de constatação de viabilidade técnica”.

Pura conversa para boi dormir. Primeiro porque, ao aumentar o percentual de 25% para 27%, o CENPES (Centro de Pesquisas da Petrobrás) testou a gasolina com vários percentuais de etanol, inclusive com 30%. E o resultado foi positivo. O que é óbvio, pois nos motores flex, o etanol pode ser misturado em qualquer teor, até mesmo 100%, pois foram projetados para isso. Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Autopapo (Boris Feldman)

Published On: 8 de janeiro de 2024

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