O preço do gás natural no Brasil deve cair 13,8% em 2024 na comparação com o ano passado. O valor médio neste ano deve ser de US$ 10,92 por milhão de BTUs, medida que equivale 26,8 m³ (metros cúbicos). A projeção é do Cbie (Centro Brasileiro de Infraestrutura) e consta na nova edição do relatório “Perspectivas para o Setor Energético”, lançado nesta 4ª feira (3.abr.2024). Eis a apresentação com os destaques do estudo (PDF – 2 MB). A queda deve ser puxada pelos preços internacionais. Na Europa, o gás deve ficar em US$ 9 por milhão de BTUs, valor 38% inferior à média de 2023. De acordo com Brun…

No Brasil, foram considerados os novos contratos de fornecimento firmados pela Petrobras, o custo da importação da Bolívia e a demanda interna. A estimativa do Cbie considerando esses fatores é a de que o preço médio do gás natural siga em trajetória de queda e saia da casa dos 2 dígitos a partir de 2027 e 2028. “Aqui no Brasil não vemos uma pressão de preços muito grande. O que vai ditar o ritmo de preços é o cenário sobretudo na Europa e Ásia, além da forma que a Petrobras precifica isso no país. No mercado interno a demanda está estável, sem grande despacho de térmicas”, afirmou Pascon….

O grande desafio para o mercado interno, segundo Pascon, é o aumento da oferta. A maior abundância de gás no Brasil poderia reduzir os preços nacionais, mas isso esbarra em 2 problemas: a alta reinjeção do gás natural nos poços e a falta de estrutura para escoamento da produção, sobretudo no pré-sal. Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Poder 360
Published On: 4 de abril de 2024

Últimas Noticias

Compartilhe este conteúdo!