José Firmo será o novo CEO da PetroReconcavo a partir de 1º de janeiro de 2024, informou a companhia nesta sexta-feira (24/11). Ele substituirá Marcelo Magalhães, que deixará a empresa para um período sabático e realizar outros projetos pessoais.

Firmo é diretor-presidente do Porto do Açu, subsidiária da Prumo, desde 2019. Com mais de 30 anos de atuação na indústria de petróleo, o executivo foi presidente da Schlumberger no Brasil e vice-presidente sênior da Seadrill no Hemisfério Ocidental, além de ter comandado o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro).

“Estou bastante entusiasmado com meu novo desafio. Encontrei na PetroReconcavo uma cesta de oportunidades extraordinárias: a companhia vem registrando ano após ano forte crescimento orgânico – ao mesmo tempo em que gera caixa para pagar dividendos aos acionistas, tem mantido a alavancagem saudável e possui ativos de petróleo e gás de alta qualidade – com grande capacidade de incremento de produção”, disse Firmo.

“Além disso, a empresa conta com um corpo técnico extraordinário e relevante vantagem competitiva, que é a estrutura verticalizada que oferece maior autonomia, produtividade e baixo custo. Vejo um potencial enorme na PetroReconcavo e vamos trabalhar para delinear um futuro ainda mais ambicioso comparativamente ao estágio atual. Queremos levar a Companhia a outro patamar.”

Despedida após 15 anos

Marcelo Magalhães esteve à frente da PetroReconcavo por 15 anos, período em que comandou a expansão da empresa.

“Ao longo da trajetória de quase 15 anos à frente da gestão da companhia, Marcelo contribuiu para o forte crescimento e transformação da empresa, tornando-a uma das mais relevantes produtoras independentes de óleo e gás onshore”, disse a companhia em nota.

“O executivo liderou um processo de estruturação, aquisições, IPO e follow-on, gerando enorme valor aos acionistas e à sociedade, sobretudo nos municípios do interior do Nordeste brasileiro. Marcelo apoiará o novo CEO em uma transição gradual nas próximas semanas.”

O executivo publicou uma mensagem de despedida na rede social Linkedin.

“É com a sensação de dever cumprido que anunciei hoje a minha intenção de deixar a posição de CEO da PetroReconcavo. Durante quase 15 anos, tive a honra de liderar uma das operadoras independentes de Óleo e Gás mais relevantes do setor, que cresceu exponencialmente e conquistou um espaço importante no mercado. Juntamente com um excelente time, qualificado e engajado, conseguimos transformar o setor de óleo e gás onshore brasileiro”, afirmou.

Fundada há 23 anos, a PetroReconcavo opera um total de 56 concessões de petróleo e gás natural nas Bacias Potiguar, Recôncavo e Sergipe-Alagoas, mais 6 blocos exploratórios (5 na Bacia do Recôncavo e 1 na Bacia Potiguar), e detém participação em 2 concessões operadas por terceiros.

Autor/Veículo: EPBR

Published On: 27 de novembro de 2023

Últimas Noticias

Compartilhe este conteúdo!