O preço da gasolina subiu 2,93% em fevereiro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, foi o principal impacto individual na alta do IPCA no mês: 0,14 ponto percentual da taxa de 0,83%, ou uma fatia de 16,8% da alta.

Nos combustíveis como um todo, a alta de preços em fevereiro foi da mesma magnitude: 2,93%. Todos os itens tiveram alta, além da gasolina: etanol (4,52%), gás veicular (0,22%) e óleo diesel (0,14%).

Segundo o gerente do IPCA, André Filipe Guedes Almeida, a alta da gasolina reflete o aumento do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre gasolina e óleo diesel, que passou a valer em 1º de fevereiro.

“A partir de 1º fevereiro, houve aumento de ICMS sobre gasolina e óleo diesel e isso pode ter contribuído para a alta dos preços. Individualmente, a gasolina teve o maior impacto na alta do IPCA em fevereiro”, disse ele.

Na análise entre as nove classes de despesas, no entanto, a maior influência para a alta do IPCA de fevereiro veio do grupo educação, por causa dos reajustes escolares no início do ano letivo. Os preços de educação subiram 4,98% em fevereiro e responderam por 0,29 ponto percentual da taxa de 0,83% do IPCA.

(Fonte: Valor Econômico – Extraído do Clipping da SCA)

Autor/Veículo: Udop Notícias
Published On: 13 de março de 2024

Últimas Noticias

Compartilhe este conteúdo!