O grupo Origem Energia iniciou suas operações em um dos terminais do Porto de Maceió destinados à movimentação e armazenagem de granéis líquidos, especialmente combustíveis e petróleo. O terminal foi adquirido por R$ 41 milhões pela empresa durante leilão realizado em 2023, organizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e Agência Nacional de Transportes e Aquaviários (Antaq).
A área do MAC 11A era anteriormente utilizada pela Petrobras e passa agora a ser gerida pela Origem por um prazo de 25 anos, conforme consta nos contratos firmados.
Segundo informou a Origem por meio de nota, a gestão foi oficializada em fevereiro deste ano e as operações já tiveram início. A companhia não passou detalhes sobre as operações no terminal.
De acordo com o CEO da Origem Energia, Luiz Felipe Coutinho, ao assumir o controle das operações do TAMAC, a companhia assegura sua independência no escoamento e comercialização da sua produção, fortalece a presença no mercado alagoano promovendo a competitividade local que pode impactar em oferta de combustíveis mais acessíveis para a população.
“A inclusão do MAC11A no portfólio é um marco estratégico para a Origem Energia, reforçando nossa integração energética e ampliando a flexibilidade comercial na negociação e expedição de óleo. Além de fortalecer nossa posição no mercado, essa conquista diversifica nossas receitas e abre novas oportunidades de monetização na infraestrutura de armazenamento”, explicou.
fonte: movimento econômico