Dados de março da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) mostraram que a Ultrapar (UGPA3), dona dos postos Ipiranga, ganhou participação de mercado, enquanto a Vibra (VBBR3) encolheu.
Segundo o relatório da ANP, os volumes totais de venda de combustível cresceram 6% em base anual e 9% em base mensal. Seguindo essa tendência, os volumes de etanol e gasolina aumentaram 9% ante o ano passado e 7% no mês enquanto os volumes de diesel tiveram expansão de 1% em base anual e de 14% no mês.
A participação de mercado de postos sem marca permaneceu praticamente sem alteração em relação a fevereiro. Já nos postos com bandeira, a Vibra perdeu participação de mercado de 1,96 ponto percentual (pp) no mês, enquanto Raízen (RAIZ4) e Ipiranga ganharam 0,96 pp e 1 pp, respectivamente.
Os principais ganhos foram observados no mercado de diesel, com a Ipiranga superando seus concorrentes.
Segundo Vicente Falanga e Ricardo França, que assinam nota da Ágora enviada a clientes, o ganho de participação de mercado da Ultrapar em março foi contra as expectativas e motivado por uma tendência que vem ganhando força entre as marcas.
“O consenso do mercado era de que, à medida que a Vibra estivesse importando mais, ganharia mais market share. Esse resultado inesperado pode estar relacionado à estratégia de cashback da Ultrapar, que, a nosso ver, pode estar ganhando força.”, dizem.
Como funciona a estratégia de cashback da Ultrapar
A estratégia de cashback mencionada pelos analistas consiste na devolução de uma parte do valor gasto para o cliente.
A Ultrapar aplica o cashback por meio do programa “Abastece Aí” dos postos Ipiranga, que dá cashback para quem abastece nos postos ou realiza pagamentos no Jet Oil e na AmPm.
No aplicativo do programa, é possível trocar km por cupons para utilizar em lojas parceiras, que também dão cashback ao cliente, sendo que o valor permanece na conta para uso livre, incluindo a possibilidade de transferência para instituições bancárias.