Sindicombustiveis-al

Material faz parte de campanha de prevenção desenvolvida em parceria pela Justiça do Trabalho, MPT, SRTE, Sindicombustíveis, Sintramico e Fecomércio

Nesta quarta-feira (14/7), às 10h, será lançada a cartilha “Riscos em Postos de Serviços”, com orientações e esclarecimentos para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis e da população. A cartilha faz parte de uma campanha idealizada pela Justiça do Trabalho, desenvolvida em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Sindicombustíveis Alagoas, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sintramico) e Fecomércio.

O objetivo da campanha é manter a sociedade civil, bem como os trabalhadores dos postos de combustíveis, cientes dos riscos existentes no ambiente e nas atividades desenvolvidas nos postos de serviços, além de conscientizar sobre prevenção de riscos e procedimentos que devem ser adotados neste ambiente. A base da Cartilha é a Norma Regulamentadora – NR 20 – Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, que estabelece requisitos mínimos para a segurança e saúde no trabalho contra os fatores de riscos de acidentes nas atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

A ação de lançamento da campanha ocorrerá a partir das 10h, no Posto Stella Maris, localizado na Avenida Álvaro Otacílio – Jatiúca, vizinho ao Mc Donald’s. Na ocasião, serão distribuídas cartilhas explicativas aos clientes e funcionários, além de serem repassadas orientações e esclarecimentos, como forma de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e de toda a população.

Segundo a juíza do Trabalho Carolina Bertrand, uma das gestoras do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), a cartilha expressa o esforço conjunto de todos os colaboradores envolvidos em promoverem ações de conscientização para o público que se utiliza de postos de combustíveis, quer como consumidores, quer como trabalhadores. “A prevenção de acidentes e o cuidado com a saúde de todos deve ser uma prioridade constante”, afirmou.

O procurador do Trabalho Rodrigo Alencar, titular da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT/AL, também participará do ato de lançamento da cartilha. “As normas de saúde e segurança do trabalho no ambiente dos postos de combustíveis têm por finalidade proteger primordialmente a saúde daqueles que ali trabalham, especialmente pelo contato direto com substâncias cancerígenas, como o benzeno, e extremamente inflamáveis. Um descuido e uma ou várias vidas podem ser perdidas num acidente fatal. A inalação cotidiana do benzeno pode levar ao câncer e poucos se dão conta disso. Proteger a saúde do trabalhador nesses ambientes é importantíssimo”, destacou.

Clique aquiCARTILHA N20 – Final e confira a cartilha.

Categories: destaque, noticias