Sindicombustiveis-al

Portal InfoMoney

Lara Rizério

Com a entrevista da presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Graça Foster no último sábado pelo jornal “Zero Hora”, afirmando que não haverá novo aumento da gasolina e diesel em 2013, as ações da companhia registram baixa nesta sessão.

“Hoje para o quadro do Brent e para a taxa de apreciação do real, para o câmbio, não há previsão de aumento de combustível”, disse Foster.

Em meio a essas perspectivas e em um dia bastante negativo para o mercado, as ações da Petrobras registram queda expressiva na sessão desta segunda-feira (15), apesar de se recuperarem após o início do pregão.

Os ativos PETR3, que chegaram a cair 2,74%, a R$ 15,96 registram, às 10h47 (horário de Brasília), baixa de 2,38%, a R$ 16,02, enquanto os ativos preferenciais registraram perdas de 1,78%. Como possui uma grande participação no Ibovespa, com uma fatia de cerca de 10% na carteira teórica, a queda dos papéis pressiona o índice. No mesmo horário, o Ibovespa registrava baixa de 1,61%, a 54.078 pontos.

Ingerência política
De acordo com a equipe de análise da XP Investimentos, as declarações de Graça Foster são negativas, indo contra as perspectivas de menor ingerência política na empresa. Os analistas avaliam o cenário para a companhia, em um cenário em que ainda existe uma discrepância entre o preço de gasolina e diesel internacional e o praticado no mercado doméstico.

Vale ressaltar que nesta sessão também ocorre o vencimento de opções sobre ações, o que leva a uma alta volatilidade dos papéis mais negociados, como é o caso da Petrobras.

Categories: noticias